COMO PREVENIR VAZAMENTOS DE FLUIDOS REFRIGERANTES?

 

É essencial saber como evitar esse problema, que causa prejuízos econômicos e, principalmente, ambientais.

 

O Fluido refrigerante que vazou não tem mais como ser recuperado, assim como os prejuízos que provoca. No seu trabalho, o refrigerista muitas vezes encontra vazamentos de fluidos refrigerantes. Esse é um problema que precisa ser evitado, não só pelos prejuízos econômicos que causa – pois é necessário fazer o reparo e repor o gás que vazou –, mas principalmente pelos danos ambientais. É preciso sempre lembrar que CFCs, HCFCs e HFCs, quando escapam para a atmosfera, provocam impactos sérios na camada de ozônio e contribuem para o aquecimento global. Por isso, nunca se deve simplesmente colocar mais fluido refrigerante em um equipamento ou sistema de refrigeração sem antes verificar a existência de vazamentos e corrigir o problema. A manutenção preventiva regular ajuda a evitar o problema ou a identificá-lo logo em seu início. Os principais indícios de que há vazamentos de gás são:

 

  • Perda de performance do refrigerador, com compressor funcionando;

  • Presença de umidade no compressor;

  • Presença de óleo ao redor de uma conexão.

A verificação deve ser feita especialmente nos locais onde os vazamentos ocorrem com mais frequência:

 

•     Junções e conexões ao longo da tubulação;

•     Pontos de solda (devido a soldas malfeitas ou pelo uso de material inadequado para a solda do metal da tubulação);

•     Pontos de curvatura da tubulação (a tubulação fica mais fina no local da dobra, o que pode gerar pequenas fissuras quando se transporta o equipamento ou quando ele sofre choques mecânicos).

 

Para constatar a fuga de gás, os métodos mais utilizados são os testes por imersão ou com bolhas de sabão e o uso de detectores eletrônicos. Para finalizar, lembramos que, quando é necessário retirar todo o fluido refrigerante existente em um sistema, ele deve ser recolhido de maneira segura e armazenado em um recipiente adequado. Lembre-se: fluido refrigerante que vazou não tem mais como ser recuperado, da mesma forma que os prejuízos ambientais que provoca. 

 

Fonte: Clube da Refrigeração

Share on Facebook
Share on Twitter